Sobre a defesa

Foram quatro horas de muito debate. Então, terminei a defesa da minha tese exausto. Aliás, todos da banca também. Henrique, Beppo, Ivana, Ruth e Ronaldo, estiverm ótimos e fizeram aquilo que deve ser o papel de uma banca: arguir. Dentro de uma clima de muita elegância.

Ser agora, Doutor – ainda mais o mais jovem Doutor que a ECO formou, é uma algo que vou digerindo nos meus próximos trabalhos.

Mas, tirando essa história de confete em mim mesmo, houve uma questão bastante difícil de ser respondida:

O paradigma de massa está superado ou não ?

Minha resposta virá num artigo, mas queria compartilhar a dúvida com vocês.

E, aí, o que pensar?

1 Comentário

  1. Não está superado o modelo de massa, principalmente se consideramos apenas o Brasil como foco desta discussão. Para falar de massa, é preciso falar de economia, possibilidade de escolha, educação para uso da informação. Não temos argumentos fortes para dizer que não há massa, apesar da segmentação que o mercado (de cultura) “ajeita”. O que ainda faz mais sucesso no Brasil é aquilo que é aberto nos programas de TV. … E parabéns mais uma vez pela defesa 😉

  2. PARABÉNS MENINO DOUTOR! agora com internet em casa, tenho te acompanhado sempre através das manisfestações expostas no blog.
    beijos.

  3. Olá Malini,
    Em primeiro lugar parabéns pelo cumprimento dessa nova etapa!
    Que venham outras e mais belas! Peguei tua tese a partir de um blog de um aluno teu. Tá na lista top para as próximas leituras!
    Creio que a Web 2.0 seja exatamente o ponto de partida das corporações para o agenciamento das massas na “sociedade digital” e há de se ter um posicionamento crítico cuidadoso em relação a esse processo, até para se perceber potencialidades.
    É nisso que estou trabalhando com meus alunos de Marketing e Tecnologias de Informação na UFF e está gerando boas discussões.
    Quando vier ao Rio novamente me mande um email …

  4. Oi, Adilson

    Obrigado pelo elogios da tese. Estou a revisar, pois tinha problemas de ortografia, dado a velocidade que tive de entregar a tese.

    Ela foi muito bem avaliada, na verdade, até demais, acho.

    Mas agora estou a organizar um grande evento aqui em Vitória, chamado de A Constituição do Comum, um seminário internacional com muitos atores e professores da Comunicação. Mais do que acadêmico, é um evento político, já que a cidade deseja investir presado na democratização da comunicação (i hope so).

    Fábio

  5. Jóia Fábio, espero que em breve venham a colher os frutos e que façam bons sucos de todas as sementes que estão plantando por aí.
    Afinal de contas, democratizar a comunicação é preservar o ambiente por inteiro.
    Grande abraço,
    Adilson

Leave a Comment.