Fabio Malini é ensaísta, professor e pesquisador sobre ciências de dados, redes sociais e Comunicação Política. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), tendo obtido o Prêmio Intercom de Melhor Trabalho de Graduação com a monografia Do popular ao virtual: as políticas de comunicação nos governos municipais de Vitória (1989-2000).  É Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/CNPQ – ECO-UFRJ (2002), onde defendeu a dissertação A Fuga dos Meios, sobre os impactos informacionais e políticos ocasionados pelos sistemas de compartilhamento de arquivo p2p. Foi o primeiro trabalho no campo das ciências da informação a abordar os sistemas distribuídos de informação na internet e os impactos sociais e políticas dessas inovações. É  Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), onde defendeu a tese O Comunismo das Redes, sobre a emergência da cultura p2p no campo da publicação multimídia, analisando os impactos da então web 2.0 na produção da comunicação política contemporânea. O trabalho foi indicado pela ECO como a melhor tese do Programa em 2007. É jornalista midialivrista, atuando em coletivos independentes de mídia e especializado em cobertura colaborativa, videolivestreaming e no desenvolvimento de plataformas focadas em comunicação política. É autor de dezenas de artigos sobre política e redes sociais. E escreveu, em co-autoria com Henrique Antoun (UFRJ), o livro A internet e a Rua (Sulinas, 2013). É professor do Departamento de Comunicação, na Universidade Federal do Espírito Santo, desde 2005, onde coordena o Laboratório de estudos sobre Imagem e Cultura (LABIC/UFES), onde desenvolve pesquisas sobre ciência de dados,movimentos sociais e redes sociais (com especialidade em coleta, processamento e visualização de big data).

Email: fabiomalini@gmail.com

Tel: 27 40092752

Twitter: @fabiomalini

Facebook: @fabiomalini

1 Comentário

  1. Grande mestre.

    Pô, acho que te mandei um e-mail com o endereço do meu blog…

    Mas tudo bem, agora que estamos linkados vai ficar mais simples.

    Só fiquei meio confuso pois não sabia onde postar, haja blog doutor! rs

    Grande abraço.

  2. Fábio, nessa campanha “Xô Sarney”, gostaria de saber quem é o afortunado suplente desse senador fajuto. Aliás todos eles deveriam informar os nomes e curriculum desses fantasmas que se tornam senadores sem nunca terem ganho um voto sequer. Há inúmeros exemplos. Transparência e reforma dessa
    lei eleitoral cafetina !

  3. Oi Fabio! Desculpa ai, estava na estrada, vindo pra Curitiba para dar uma palestra. 😀 Claro que aceito o convite. :) Creio que dia 26 seria melhor que dia 25, porque eu perco menos aulas na Universidade. :) Manda um email com os detalhes. :)

  4. Malini,

    devido à semana massacrante que passou, eu só pude atualizar o na 2ª feira, porém, estou “correndo contra o tempo”, postando com datas alteradas no Blog. Desta forma, meu Blog ficará como se eu tivesse atualizado todos os dias, da forma que foi proposta por você, em aula. Espero que eu não me prejudique em virtude disso e que você me entenda. Ah, você leu meus três últimos posts? Sobre “PIT BULL”. Queria sua opinião depois.

    obs: não tenho certeza de qual é o seu e-mail, por isso, além de ter te mandado um e-mail com esta mensagem, coloquei aqui no Blog tb. Pode deletar aqui.

    Até amanhã na aula 😛

  5. A NUCOOLEXPERIENCE é um coletivo colaborativo formado por pessoas desconhecidas e com vínculos frágeis, cujo contato se deu através do Orkut.

    Toma como referência a forma de organização dos grupos terroristas internacionais. Promove ataques informacionais, contribuindo assim com sua parcela, no processo de desarticulação das grandes narrativas totalizantes. Tem como meta revelar outras possibilidades de existência tanto no mundo virtual quanto físico.

    Para melhor transitar nesse novo mundo que desponta, tenta decifrar os paradigmas do século XXI e a ocupação anarco cultural do ciberespaço.

    Acredito que não dependemos mais da mediação das velhas corporações midiáticas para obtenção e difusão do conhecimento, para tanto precisamos do controle caseiro de todas as mídias. Estamos aptos à construirmos produtos culturais e não somente recebermos de forma passiva a informação. Somos todos agentes culturais e podemos nos tornar escritores, jornalistas, designers, diretores de cinema, atores, pensadores… longe dos que definem as normas de conduta e o bom gosto.

    REVISTA DIGITAL | RADIO | GALERIA DE ARTE |

  6. A NUCOOLEXPERIENCE é um coletivo colaborativo formado por pessoas desconhecidas e com vínculos frágeis, cujo contato se deu através do Orkut.

    REVISTA | RADIO | GALERIA DE ARTE
    http://www.4pixel4.com

    Toma como referência a forma de organização dos grupos terroristas internacionais. Promove ataques informacionais, contribuindo assim com sua parcela, no processo de desarticulação das grandes narrativas totalizantes. Tem como meta revelar outras possibilidades de existência tanto no mundo virtual quanto físico.

    Para melhor transitar nesse novo mundo que desponta, tenta decifrar os paradigmas do século XXI e a ocupação anarco cultural do ciberespaço.

    Acredito que não dependemos mais da mediação das velhas corporações midiáticas para obtenção e difusão do conhecimento, para tanto precisamos do controle caseiro de todas as mídias. Estamos aptos à construirmos produtos culturais e não somente recebermos de forma passiva a informação. Somos todos agentes culturais e podemos nos tornar escritores, jornalistas, designers, diretores de cinema, atores, pensadores… longe dos que definem as normas de conduta e o bom gosto.

  7. Pelo menos vê-se que você entende um pouco de futebol (e não fica só roubando os outros). Agora, isso aqui tá parecendo mais com orkut, tão até combinando dança na Lapa. Vale ressaltar, também, o plurilingüismo do blorkut: uma língua que eu tô tentando entender se é português ou espanhol (de qualquer forma bem nas coxas) e até francês! Bom, passei aqui só pra mandar um abraço mesmo e fazer comentários (impertinentes). Falou, professor. Bom blog.

  8. E aí Malinni!
    Curioso pra entender a polêmica que os blogs da turma causaram, resolvi me aventurar e adentrar nesse mundo Blogueiro…
    Tentei dar um jeito na falta do meu portfólio e aproveitei o espaço pra falar algumas bobagens.

    Se puder me dar umas dicas de como melhorar o Blog, será muito bem aceito!

    Até mais
    Abraço

  9. Bonjour Fabi,

    Quoi de neuf ? Nous sommes enfin installés sur le vieux port de Barcelone à 200m de la plage. On vous attend.

    Beijon a Fran e Pedro

  10. Salut! Morgan!

    La vie est très bien à Barcelone!!!! En aout, Fran et moi vont visiter à chez vous. Amem!

    à 200m de la plage???? Mon dieu!!! c´est vrai qui la gen à barcelone va à la plage totalemente nu?

    En Brésil, comment tu connais, ce habitude este très normale!!!

    Beijon a Karen

  11. VI NO LIVRO SAGRADO :

    E tu Judá terra da Judéia não és a menor ou insignificante cidade de Isralel; de tí sairá o Homem que governará o seu povo com equidade e justiça, atenderá ao órfão e as viúvas em suas necessidades; derrubará do trono os soberbos, despedirá os ricos e avarentos de mãos vazias.

    Ví também na atualidade : E tu GARANHUNS – PE não és a menor ou insignificante Cidade Nordestina, pois de ti sairá o Homem que governará o Brasil pautado pela solidariedade e partilha entre os menos favorecidos, fará de tudo para levar o pão à mesa de milhares de famintos, a luz quebrando as trevas, a educação eliminando a ignorãncia. Enquanto aquele chegará à Cidade Santa montado em um jumento; o filho de Garanhuns PE, Chegará em um Pau de Arara, com sua familia buscando a própria sorte. Será varredor de Rua, vendedor, engraxate, torneiro mecãnico, metalúrgico e por fim sindicalista no grande ABC; aí vê a opressão que recai sobre o povo que o cerca. Levanta sua voz contra a tirania e por isso vai preso. Sua maezinha já velhinha espera a volta do filho, a angústia é tanto que não resiste e morre. O filho do nordeste tem liberação do DOPS, vai até o caixão da Mãe e pensa: O sonho não morreu, serei o Moisés para este povo tão sofrido. Resiste e vai em frente, até que o povo o conduz a dirigir os destino do País – A esperança venceu o medo ! vem o primeiro mandato. Os desafios são numerosos, é traído por gente de sua extrema confiança, mas olha-os com um gesto de ternura e perdão. Os herodes tentam impedí-lo continuar governando seu povo. Espalham os piores boatos; sábios, o povo sabe filtrar os dejetos dissiminados pela grande mídia, com firme propósito dão ao filho de GARANHUNS PE um segundo mandato; dando a segunda lição em 2006. A ESPERANÇA VENCEU A MÍDIA. Colaboração ; JOSÉ S. SILVA SERRA – PRESIDENTE MÉDICI – RONDÔNIA – BRASIL.

  12. A DEMOCRACIA TEM CÁLCULO AO ALCANCE DE TODOS !

    Nas eleições presidenciais de 2006 houve algo curioso no que tange a data dia, mes e ano : 29 / 10 / 06.
    Para aumentar a dívida externa; elevar a taxa de juros, privatizar o pouco que nos resta; ajoelhar aos pés da burguesia uma pequena parcela da sociedade votou de acordo com a operação aritmética adicionando : 29 + 10 + 06 = 45.
    Já 60,8 % da população brasileira que desejava que a dívida externa e a dependêcia internacional continuasse caíndo, que o pão continuasse chegando à casa de milhões de familias carentes, que o PROUNI seja ainda mais ampliado, para que o risco país seja o mínimo possível, para que o crédito PRONAF continue fixando o Homem no campo e tudo mais, o povo efetuaram a operação inverso, da seguinte forma : 29 – 10 – 06 = 13 só deu LULA na cabeça e coração do povo; é o Brasil no rumo certo. Como dizia o herói Tiradentes, podemos fazer deste País uma grande Nação, e vamos fazê-lo. Colaboração ; JOSÉ S. SILVA SERRA – PRESIDENTE MÉDICI – RONDÔNIA – BRASIL . jserraadvocacia@hotmail.com

  13. Malini…saudações inconformadas!!!!
    Tentei mais uma vez e não consegui colocar o vídeo no blog..até conversei com Livia no msn ela repetiu os passos que vc falou mas mesmo assim o blog nao aceitou. Bom eu coloquei o link para o vídeo ‘Preta’, dê uma olhada acho q vai gostar.

  14. Acredito que possa me ajudar na minha pesquisa, por isso resovi escrever. Estou desenvolvendo uma dissertação de mestrado onde tento analisar a universidade/ o universitário/ conhecimento/ rede(blogs), portanto vivo na “caça” de blogs cuja temática não seja mera repetição do cotidiano visto em tvs ou jornais e revistas. Se puder me indicar algum caminho, agradeço.
    Cátia Alencar

  15. Olá Malini,

    Minha irmã, que estuda contigo, comentou que vocês estão a estudar a Web 2.0.
    Nessa semana, na disciplina de Inteligência Artificial do curso de Engenharia de Computação da UFES apresentaremos duas aulas (de duas horas) sobre a Web Semântica (numa visão mais técnica, é fato, mas talvez de interesse como um preview tecnológico). Se interessar, sinta-se convidado.

    Local: CT-IX (ao lado do CT-VII, do Departamento de Informática), sala 206
    Dias: 27/11/2006 e 29/11/2006
    Horário: 13 às 15 (aproximadamente)
    Referência rápida: http://en.wikipedia.org/wiki/Semantic_Web

    Programa das aulas:

    27/11/2006

    * Introdução
    – A Web de hoje
    – Problema das Máquinas de Busca
    – Motivação

    * Web Semântica
    – O que é?
    – Objetivo
    – Vantagens e desvantagens
    – Arquitetura
    – O que vai mudar?
    – Situação atual
    – Principais desafios

    * Ontologias e Web Semântica

    29/11/2006

    * Linguagens de descrição de Ontologias
    – URI
    – RDF/RDFS / DAML / DAML+OIL / OWL / F-Logic

    * RDF

    * OWL

    * F-Logic

    * Ferramentas
    – Protégé
    – Swoop
    – Ontobroker

    * Classes de Aplicação

  16. Olá, Fábio. Como vai?

    Meu nome é Michelle Ribeiro, sou gerente da Spirit Linux e supervisionei uma aluna tua (Lìvia Cunha) durante um período de estágio. Estou com um projeto em que preciso de um pesquisador e gostaria de conversar contigo.

  17. Fábio:
    Meu nome é Ewelson Abreu Sodré, sou artista plástico e atuaqlmente estou com expo na sucursal Guarapari da GAZETA., onde tambem faço a curadoria. Meus avós, pais da minha mãe são da família Malini. Pesquisando a família encontrei o seu nome. Gostaria de conhece~lo.
    Ewelson

  18. (mandei essa prum blog da ufes, comentando um post seu) (a princípio, pela sua aparente proximidade com o povo do labtec – eu já trabalhei lá -, dá uma conversada com o alexandre nascimento sobre o assunto)
    nossa… triste essa sua, caro fábio…
    ninguém nunca me pediu a minha autodeclaração antes de me discriminar…
    o que uma comissão desta natureza avalia é se o candidato é portador das características que, no cotidiano da nossa sociedade, são mobilizadas para discriminar racialmente. e, imagino que o “documento”, “tamanho do pingolim”, que vc alude, não sejam importantes nos padrões de discriminação da nossa sociedade. mas cabelo, tonalidade de pele, formato do rosto, e alguns outros traços, sim.
    pense nisso. o que gera a necessidade dessas políticas é a discriminação e seus impactos sociais. e, isso independe de como a pessoa se autodeclara. depende de como as outras a vêem.
    vc é mesmo favorável às cotas? então, pense também no quanto a sua fala não é utilizada como um argumento não para a mudança de procedimentos, mas sim, para acabar com as cotas…
    abraço

  19. Professor, quem está mandando essa mensagem é o João, seu aluno de laboratório on line.
    Não puder ir na aula de hoje, pois estou fazendo exames para no próximo mês estar fazendo uma cirurgia para reconstituição de tímpano, devido à um incidente.
    mandei um rotero através do Gustavo, e gostaria de saber se há algo que possa fazer para suprir minha ausencia na aula. Algum texto para ler, um trabalho para fazer, ou se é preciso levar atestado.
    Abraço

  20. Olá Fábio,
    Li alguns textos seus pra minha dissertação de mestrado. Vi a sua tese na NET e fiz um comentário no meu blog (mrrogens.blogspot.com).
    dá uma sacada e comenta algo.
    creio q temos muitas idéias pra trocar.

    Falow

  21. Fábio,

    Gostaria de agradecê-lo pelos maravilhosos conteúdos deste blog.
    Escrevi um trabalho para o X Prêmio de Mídia Estadão deste ano a respeito da blogosfera e nele cito você e suas magníficas definições de Nanoaudiências. Ler o seu blog foi fundamental para o desenvolvimento da minha monografia.
    Assim que puder, disponibilizo o trabalho completo, caso lhe interesse.
    Criamos também como “mídia de apoio” ao trabalho um bog
    chamado
    wwww.blogconversacoes.blogspot.com

    Sinta-se convidado a dar uma navegada por lá e interagir com o conteúdo, para assim gerarmos reflexões sobre o assunto.

    MUITO OBRIGADO POR TUDO !!!

  22. Professoooorrrrrr!!
    Envia pra mim por favor o material da pesquisa! Preciso ler a respeito antes da reunião de terça!
    Merci!
    Juh.!

  23. Olá Professor Fábio, sou aluno do curso de Administração da UFES e atualmente estou a frente de grandes projetos na web gostaria de expor algumas idéias por favor entre em contato para maiores informações

    Grato.

  24. Professor, vc tem algum texto que possa me enviar falando sobre Sociedade de consumo?
    Estou preciando com urgência para aula de opinião pública. se puder em ajudar serei grata.
    Abraço,
    Glacieri

  25. Fala Fábio, sei que você tá precisando de informações sobre a história do hip-hop no Espírito Santo. Achei um cara que é verdadeira reliquia do movimento capixaba. Ele é o primeiro b.boy e integrante dessa manifestação cultural aqui.
    Me parece que possui um arquivo vasto de fotos e vídeos das antigas. Vou dar um pulo na casa dele para ver esse material.
    Quando você estiver por aqui manda um e-mail para dudunews@hotmail.com.
    Abraço,
    Eduardo.

  26. Oi Malini, passei pra deixar um alô. Estava fazendo uma pesquisa sobre “corporações midiáticas” e achei seu blog, que eu nao conhecia!! :-)) Um beijo, Dani Zanetti.

  27. Olá Malini, tudo bem? Desculpe-me invadir seu blog. Mas é que “bateu” um desespero. O pessoal da pós-graduação (Comunicação Estratégica e Gestão de Imagem) está mandando email dizendo que vc confirmou o recebimento dos artigos. E eu já mandei três vezes e não recebi um email de confirmação. A Hélia disse que vc está em Roma (Uau!!!). Tentei no celular, mas não consegui falar com vc.

    Mande notícias.
    abs, Carla Brunoro

  28. OI Fabio, lembra de mim? Eu sou Kelly do curso de Artes, que pediu o certificado do Seminário para vc.
    Fabio estou precisando de uma força sua, estou preparando-me para a seleção de mestrado da UFPE e gostaria de saber se vc pode me emprestar algum desses livros da bibliografia exigida.
    A concorrência lá é grande , mas tenho disposição e um projeto legal, que depois gostaria de conversar com vc para pedir orientações.

    Grata,
    um abraço,
    Kelly Tavares

    CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Midias. São Paulo: Contexto, 2006.

    KELLNER, Douglas. A cultura das mídias – estudos culturais: identidade
    e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

    MORAES, D. (org.) A sociedade midiatizada. Rio de Janeiro : Mauad, 2006.

    SHOHAT, Ella e STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica.

    Multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

    SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia. São Paulo: Loyola, 2002.

  29. Olá, tenho lido seus textos na revista Global Brasil, tou gostando muito. Faço mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, e seus textos estão uma ótima fonte.
    Acho que vc se apresentou no Seminário Internacional do Comum.
    gostaria de trocar umas idéias.

  30. Prezado prof. Malini,

    Descobri o seu blog em fins de março –começo de abril, enquanto buscava no google, os termos: Comum/Multidão/Negri. Encontrar o seu blog foi um “belo encontro” – no sentido nietzscheano/espinoziano de entender “belos encontros”: aqueles que nos potencializam a existência e a capacidade criativa. Digo isso porque foi a partir do seu blog (conseqüentemente, também do blog do Ezequiel seu aluno) que compreendi, finalmente, o que meu filho (estudante de Engenharia em Sistemas Digitais) tentava me dizer sobre uma outra função do blog – a de ser um instrumento relevante que nada tinha a ver com uma configuração subjetiva narcisista…
    Quero agradecer-lhe pelo belo trabalho que vem fazendo junto a sua Universidade e junto a seus alunos/as. Gostaria que vc soubesse que a criação do blog Psicologia da Religião nasceu pela inspiração que recebi do seu modo de trabalho com blogs (já expressei minha gratidão ao Ezequiel, também). Compartilho contigo o sonho de “fazer multidão” tendo por base algo que se possa construir em comum. Um “comum” que afirme a vida e potencialize os processos de criação. Obrigada, professor.
    Carinho,
    Mary

  31. Malini..

    Comecei as postagens mas estou encontrando dificuldades em postar as charges de um site…

    o charges.com.br

    ajuda eu!

  32. Bom dia Fábio,
    sou do marketing do Jornal Primeiramão de São Paulo, e ontem recebemos uma notificação que alguns alunos de jornalismo que são orientados por você teriam um blog no wordpress sob o nome Primeira mão online. Entre em contato comigo por gentileza.

  33. Oi professor,
    Tenho vontade de conhecer você e seu trabalho, assim como voc~e sou jornalista, leciono o em SP, mas sou do ES e pretendo o quanto antes voltar para minha terra. Ainda estou na luta escrevendo minha tese de doutorado (comunicação e saúde) e assim como você tenho uma filha que é a “minha cara”.
    Espero um dia poder te encontrar pelos congressos da vida é que tenho escutado falar de você e assim como outras pessoas tive a felicidade de conhecer seu blog.
    Bom final de semana e até.
    Fabiana Franco

  34. OI, Fabiana

    Valeu pelo testemunho. Quando tiver em Vix, entre em contato que sempre estou na Ufes.

    Abraços capixabas para ti e seu baby,

    Malini

Leave a Comment.