Via E-contenidos, leio ótima síntese da palestra inaugural do Congresso do Nuevo Periodismo de Valencia feita por Dan Gilmor, autor de We, the media. Adorei e resolvi traduzir:
O jornalismo se converterá em uma conversação, donde a publicação não é o ponto final do processo informativo,mas sim a parte que deverá ser completada pela conversação. E para conversar há que escutar. Os meios tradicionais não estão bons nisto. Há que melhorar isto e escutar a audiência.
Sobre a produção coletiva do jornalismo disse:
A próxima evoluçãose dará no âmbito do nós, a comunidade. A popularidade que outorga a comunidade não é suficiente: há que se inserir o conceito de reputação, isto permitirá a comunidade ser um editor coletivo.
Para quem quer ir direto a fonte, há o vídeo da palestra do cara (com legenda em espanhol). Dá para ler pausando o vídeo.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=cZitgf9DKSw]
Fábio, achei maus uma:
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/db2www/PRG_0991.D2W/SHOW?Cont=7812:pt&Mat=&Sys=&Nr=&Fun=&CdLinPrg=pt
Acontece que ando fuçando a web em busca de textos sobre o tema da minha dissertação de mestrado (Teletrabalho) e termino esbarrando em textos que lhe interessam. O jornalismo digital pode assumir a forma de teletrabalho, especialmente no caso de profissionais free-lancers que trabalham em casa.
Abraços!