O estudante de jornalismo como um blogueiro

Recuperei um post no Ecuarderno, escrito Pablo Mancini, a partir dos posts de Dario Gallo, chamado de 1 blog por 19 razões, que lista uma série de motivos para que um estudante de comunicação tenha um blog. Vamos a 10 dessas razões (com comentários meus):1. Demonstra um work in progress. Em seis meses, já vai reparar como seus pontos de vistas modificaram, o aumento de seu amadurecimento e a ampliação da prática na escrita.

2. Proporciona autoconhecimento, além de atiçar a curiosidade para explorar novas tecnologias. Graças ao trabalho no blog, as idéias podem fluir de forma consistente. O pensamento brota e se concretiza no texto. Fora as tecnologias que se aprendem usar.

3. Uma boa desculpa para escrever com continuidade. Já vão chegar às redações com ritmo de escrita.

4. O blog possibilita realizar projetos. Quem quiser, por exemplo, fazer um "livro-reportagem", o blog é uma ótima linguagem e ferramenta.

5. O blog possibilita o exercício de nossas opiniões e interpretações do mundo. De forma livre. Sem constrangimentos institucionais.

6. Produzimos comunidades e relações. Para blogar é preciso ler outros blogueiros. Postamos muitas vezes assuntos que outros já abordaram. "É uma experiência coletiva do relato".

7. O blog torna-se um arquivo de suas memórias, opiniões e interpretações. Assim seu pensamento fica menos refém da memória orgânica.

8. O blog possibilita escapar das normas do lead e etc. Ativa a sua imaginação e criatividade, inventando novas formas de escrever e narrar.

9. Torna a experiência mais pró-ativa. O estudante sai da lógica passiva da sala de aula e manda ver com suas opiniões no blog. Muitas vezes o professor monopoliza a opinião nas aulas e não se tem muito tempo para o aluno se expôr.

10. Diminui as tensões na nossa subjetividade. Ou seja, exorcizamos nossos demônios ao escrever diariamente.

1 Comentário

  1. Já está anotado e será usado como leitura para meu TCC!!!

    sobre o post dos peladões, Não, não é tabu mesmo!
    Eles são super naturalistas e acreditam que o homem é homem e a mulher é mulher e não há nada demais em nos vermos como somos.
    Quando falei com um amigo alemão que iria à sauna de biquini, ele perguntou por quê, e veio com esse papo…
    Na TV é super comum também…

  2. Professor, como vc sugeriu tentamos cobrir a manifestação das cotas…Aconteceu muita coisa e ainda está acontecendo…As coisas ficaram bem agitadas aqui.
    E em relação as razões para nós termos um blog, estou me adaptando a elas…Mas o terror inicial de ter que escrever quase todos os dias já passou…Tô gostando bastante do trabalho…

Leave a Comment.