Uma nova fase da acumulação midiática

Com a compra do Youtube pelo Google, as corporações de mídia dão continuidade a uma nova estratégia de acumulação. Já sabem que não há como controlar a mensagem, pois os usuários (com a popularização de videocâmera, câmaeras digitais, celulares, blogs, wikis etc) produzem suas próprias verdades online.

A alternativa para as corporações é o controle dos espaços em que essas mensagens circulam. O Google agora passa a ter, por exemplo, poder de censurar qualquer videozinho que circula no Youtube. Tal como o Microsoft pode aplicar filtros de censura no MSN. Idem o Yahoo, no yahoogroups. Tal como o Google, no Blogger. A lista é infindável de corporações que hoje controlam os principais veículos de produção online.

O futuro da acumulação midiática então é controlar os meios e deixar pra lá a manipulação das mensagens (online). Assim, a lógica que o usuário é capaz de empreender a sua própria esfera de comunicação, o seu próprio discurso, revela-se como uma meia-verdade. No fundo revela-se uma ideologia: por trás da web 2.0, há uma brutal revelação: a matrix nos controla.

Tô pessimista hoje!!!

Leave a Comment.