Na Inglaterra, um Conselho Comunitário de Políticas Públicas (sub-prefeitura) deu um uso bastante social aos celulares. Simples: o sujeito viu a sua parede cheia de pichação, ou um carro abandonado, ou a rua cheia de sujeira. Fotografa e manda para o conselho, que providencia a solução. O envio da foto, via celular, é gratuita.
É uma forma inteligente de intervir na cidade e exercer a cidadania. O nome do projeto é Love Lewisham (nome da região).
Dica: site Smart Mobs
Taí uma ótima idéia para copiar. Mas como não temos uma associação de cidadãos e criar uma é medida para médio-longo pazo, então o jeito é apelar para o modo mais rápido, o qual estamos acostumados: denuciar na imprensa.
A propósito: alguém já observou que a av. Carioca , atual Olívio Lira, em Vila Velha – ES vive suja? As calçadas vivem cheias de lixo produzido pelos visitantes do Shopping Praia da Costa e fezes de cavalo.
A alegação da prefeitura para não intervir é que o território pertence a administração da 3ª ponte (Rodosol). Enquanto que a Rodosol delimitou sua atuação no percuso da ponte até a altura dos dois redutores de velocidade. A informação foi colhida no atendimento de outras queixas como a de um possível desabamento do asfalto da avenida e parte do calçalmento, que já dava sinais de desmoronamento (parte do meio-fio havia afundado). Para quem não sabe, a região era um pantano que foi aterrado durante a década de 80 e asfaltado no início de 90.
Quanto ao Shopping, esse improvisou duas lixeiras para estimular seus visitantes. Entretanto, a nossa cultura popular requer medidas mais firmes e eficazes.
Errata: Onde se lê “percuso”. Leia-se “Percurso”