Fiquei lendo as entrevistas feitas pelo site oficial do VIII Seminário de Jornalismo Digital, realizado na Espanha. Gostei de uma reflexão de Fernando García Mongay, director del Congreso de Periodismo Digital, um dos entrevistados:Sobre a fase que está o jornalismo digital:
É a história de um jovem que cresce com muito vigor nos primeiros anos, que sofre uma grande crise – nos anos 2000-2001 – e que vai se levantando pouco a pouco até que agora se pode dizer que goaz de uma boa saúde. Este pode ser o resumo da situação do jornalismo digital. Podemos distinguir em três etapas, o auge, a queda, para se aventurar que agora estamos em um momento de paz.
Sobre a polêmica do "jornalismo cidadão":
Em minha opinião pessoal, e que se manifesta no Congresso, é que os jornalistas são que faz jornalismo, e os cidadãos podem fazer informação, mas não jornalismo. Mas é imprescindível manter o rol e o estatus dos informantes na era digital, porque, ademais, a profissao está dando respostas e segue dando respostas aos objetivos que traz o novo suporte.
Legal saber que tem gente do ES na web falando sobre comunicação com seriedade.
Vou acompanhar.
Só não espere o mesmo do meu blog
http://www.treta.com.br