Problema sério: foi retirado do ar o blog homenagem às vítimas da polícia francesa. A acusação é que o veículo tenha estimulado as manifestações em que estamos assistindo. A questão era que o blog fornecia informações sobre o "novo maio de 68 francês".
Amanhã, vou tentar fazer um especial sobre a cobertura conteudista do novembro 05 francês.
tá faltando visitar o blog dos seus queridos e adorados alunos, aê!!!
Pois é professor! Quando a mídia perde o poder de mediação os governos ficam exaltados. Controlar a imprensa é possível, mas e os blogs?
Ah professor! Aproveito para dar um dica: a Universidade do Minho, onde faço mestrado, tem um blog para as aulas de jornalismo. Vc vai gostar. Visite http://www.aulajornalismo.blogspot.com/
Aliás, trabalho aqui em Portugal com duas pessoas que fazem blogs que estão na sua lista. Manuel Pinto, do Jornalismo e Comunicação, e Daniela Bertocchi, do Intermzzo. Caso precise de algum contato, acione-me! Abç
O controle dos blogs é uma questão importante, isto porque o modelo de governança da Rede (para além se está ou não nos EUA) se baseia na relação cliente x servidor. Ou seja, vc faz parte de um banco de dados. É cliente de uma servidor. O que acontece na bvlogosfera francesa é a retirada do ar de blogs que expressam a subjetividade de novo maio de 68. O blogger por exemplo facilmente pode nos retirar do ar.
Então a liberdade de expressão pode ser ambígua na blogosfera. Se por um lado nos libera do modelo clássico da comunicação (pois podemos produzir informação independentes dos mass media), por um outro lado, nos aprisiona com o modelo cliente-servidor.
Complexo. Ou óbvio.