Ótima experiência gerada pelo jornal francês L´express.fr. O periódico promoveu uma “jornada de imersão” de 30 blogueiros no interior da sua redação. O intuito: todos movidos na edição de um especial, o 3001 que comemora 50 anos da publicação francesa com uma visão sobre a atualidade). Lado a lado com jornalistas, blogueiros se meteram em produzir informação dentro da rotina do jornal online. De forma idêntica, eles participaram de reuniões de pauta e das atividades que envolvem o circuito de publicação de um jornal, fomentando uma produção conjunta entre dois âmbitos da produção informacional atual. Blogueiros e jornalistas definiram assuntos que trabalhariam no especial, discutiram se determinado artigo se faria em dupla, se fariam em vídeo ou texto, enfim, cada um determina o tratamento a partir de seus hábitos.
A idéia é seminal. E pode servir como uma boa solução para conteúdos especiais que jornais possam vir a publicar. Imagine, por exemplo, uma produção conjunta entre blogueiros e jornalistas sobre a guerra em Gaza, sobre uma cobertura sobre um grande acontecimento. O interessante dessa solução francesa foi a idéia de imersão de blogueiros na sala de redação, instituindo uma novo plano identitário para o jornalista (que se esforça em publicar a novidade) e ao blogueiro (que se esforça em repercutir, na forma de análise, a novidade), fazendo contaminar reciprocamente rotinas e narrativas.
Detalhe: há um blog do especial que registra esses bastidores da produção do especial. Em destaque, uma seqüência de vídeos com jornalistas e blogueiros avaliando a experiência.
Via Frédéric Cavazza