A novidade que todos esperavam: O Google Notícia Brasil (GNB). Trata-se de um site dedicado às notícias que circulam em 200 veículos de imprensa brasileira. É um hiper clipping das notícias dos últimos 30 dias. Já existia o Google News (para os EUA). E era uma febre. No Brasil, tende-se a se repetir o sucesso.
Interessante é que a busca pelas notícias é feito sem a presença humana. Sem edição. Só em algoritmos. "As fontes de noticias são selecionadas independentemente da linha editorial ou ideologia politica, permitindo que voce cheque como diferentes fontes tratam os mesmos fatos", diz o site do Google.
Um recurso poderoso: vc pode, vc mesmo, checar o histórico de determinada notícia. Por exemplo: crise política no Brasil. Faça uma busca e surgirá todas as notícias sobre esse tema que já saíram nos 200 veículos.
E quem pensou que fazer clipping era um bom negócio, está no sal!
Mas o que me impressiona é notar como, nós, jornalistas, selecionamos sempre as mesmas notícias. Cada notícia sai em 15, 20, 40 veículos. É só por conta disso que o Google consegue fazer funcionar o GNB.