Mais um estudo de caso maravilhoso. No Chile, está rolando uma manifestação nacional de alunos secundaristas. Uma das formas de expressão é a utilização de blogs e fotologs. Neles os jovens inserem comunicados de dirigentes e de estudantes pedindo reforma no sistema educacional (da época de Pinochet), passe livre e reforma do acesso ao ensino superior.
Alguns links:
— Ciberamerica, cronologia da manifestação; no Terra Chileno, cobertura sobre o caso; Federação Nacional de Estudantes, órgão representativo dos secundaristas; e lista infindável de fotologs dos secundaristas…
E o genial: um jornal loca criou um Especial Online. O leitor acompanha as últimas notícias e tem acesso a arquivos multimídia das manifestações. O jornal ainda conseguiu reunir mais fotologs e dezenas de blogs de estudantes e dirigentes estudantis.
Que beleza! Isso é um bom tapa na cara dos velhos idealistas (que hoje ficam só idealizando seu passado), pois mostram uma juventude que vai para rua e para o computador, disseminando como vírus suas lutas!
Está na hora de isso acontecer por aqui. Digo: revolucionarmos o acesso ao ensino superior. Tirá-los das mãos de um único grupo social.
ffui furado, essa era uma das minhas possibilidades de post para sexta-feira
notei q de 2 semanas pra cá tem crescido o numero de postagens no blog atina chile sobre essas manifestações
se encontra aquela opiniao classia de q os esrudantes naotem nd de importante pra fazer e saem pra feito vandalos pelas ruas “petubar a ordem” –
e há aqueles q ficam felizes com essa atitude estudantil, pq acima de tudo isso demonstra o amadurecimneto da democracia chilena e sepultaria de vez(?) a lembrançada repressao da ditadura pinochet. tem ate um cara q considera o movimneto como um surgimento de um ator social que q tem tudo pra nao ficar nas reivindicações de agora mas tb ampliar nas manisfeatações para questoes da legislação do emprego – como foi na frança -, saude, voto…
o q se nota é q com ampla organização os chamados secundaristas já avançaram bastante para que a sociedade os percebam. o desafio agora, q já nao é considerado tao grande assim, é fazer com q as autoridades tb os reconheçam e q as propostas de mudança na estrutura de ensino sejam discutidas e, acima de tudo, implementadas
huuum ficou muito factual… era pra sexta. deiuxa pra lá
Cambada de porcos… Não têm que fazer… Que cartaz mais nojento e estúpido.