Tens identidade?

A partir do post da Lygia Belotti, blogueira do Cultura Capixaba, queria comentar essa dificuldade de nós, capixabas, não assumirmos a nossa identidade cultural – como pensam muitos.

Eu acredito que é uma verdadeira bobagem ficar procurando essa identidade. Tem gente que remonta passados, ficam olhando para espelho retrovisor para ver se acha alguma coisa no folclore, etecetera… Nós somos da roça, da perifa, e por isto negamos essa identidade, considerada menor para a cultura hegemônica. E acho que viver na metrópole não faz mal a ninguém. Tornam as pessoas mais abertas e comunicativas.

Eu adoro o RJ. Para mim é tudo. Amo Sampa e Porto Alegre. E depois de um período grande no RJ, percebi que morando no ES, vivo melhor. Tenho mais qualidade de vida, mas a circulação cultural por aqui é quase nula. Isto não é uma crítica, só é realidade. Somos uma sociedade muito fraca, basta ver a pauta do jornalismo televisivo, já vi até uma matéria sobre o aumento do pãozinho francês em Castelo. Tenha dor.

Já reparou que cidade com qualidade de vida geralmente não tem oferta de serviços culturais de qualidade?

1 Comentário

  1. BH rox!!
    Para quem é de fora, é muito mais facil reconhecer esse “vazio” capixaba, mas procuro nao tocar muito no assunto porque as piadas de mineiros são infinitas…

Leave a Comment.