Labic lança webaplicativo #EstadãoNaCopa


Screen Shot 2014-06-12 at 09.57.40

Aplicativo #EstadãoNaCopa reúne tudo o que as pessoas estão falando no Twitter sobre o maior evento do futebol mundial, a Copa do Mundo. Filtre por personalidade, jogador, hashtag, cidades, estádios ou seleção.

O aplicativo coleta, em tempo real, no Twitter, os posts publicados sobre diferentes termos sobre a Copa do Mundo de 2014. A partir disso, são visualizados no aplicativo os tweets mais populares, separados em:

  • Hits: os conteúdos mais replicados de celebridades, jogadores e de hashtags sobre o Mundial de Futebol.
  • Cidades: as publicações no Twitter mais viralizadas nas sedes da Copa.
  • Seleções: os tweets com maior destaque de cada uma das seleções que disputam o torneio.

Esse trabalho foi possível graças à técnica de coleta, modelagem e análise de dados em redes complexas. Os tweets são coletados e filtrados a partir de uma biblioteca de termos associados a cada uma das seleções, jogadores e cidades. Um agradecimento especial ao esforço das turmas do Medialab/UFRJ e Cibercult (grupos de pesquisa que são nossas maiores influências teóricas), da Prospectar (pelo apoio no processo de produção), da Saleiro (pelo apoio na implantação do design) e do Institute for Scientific Interchange de Torino/Itália (pelo apoio no processo de coleta de dados), nossos grandes parceiros nesse trabalho complexo de jornalismo de dados feito pelo Labic.

A equipe é grande e forma exatamente dois times de futebol (e mais um time de salão, de fora). Fabio Goveia, Fábio Malini e Patrick Ciarelli coordenaram o desenvolvimento, respectivo, da modelagem de texto, da modelagem da imagem e do desenvolvimento tecnológico da aplicação. Marcus Leite, Willian Lopes, Andrei Bastos formaram um timaço para fazer todo o back end do app. Gabriel Herkenhoff, Allan Cancian, Nelson Reis, Marianne Malini, Priscilla Calmon, Lorena Regattieri, Rafael de Angeli, Priscila Belial, Vitor Simões e Jean Maycon, realizaram a árdua tarefa de modelar as palavras e visualizar os grafos. Verônica Haacke, Lia Carreira, Lucas Cypriano, Mateus Tassinari, Johanna Honorato, Vitor Almeida compuseram a atividade inovadora da análise em tempor real das imagens (o usuário terá a oportunidade de ver nascer um trabalho muito inovador nesse campo). Igor Van Der Put e Mario Zuany fizeram o belo trabalho do front end do aplicativo.

O aplicativo vai ser documentado. E, no seu devido tempo, liberado o código fonte, como manda o espírito livre do Labic.

Espalhe-o, gente!!! http://esportes.estadao.com.br/futebol/copa-do-mundo/estadao-na-copa/#

 

1 Comentário

Leave a Comment.